sexta-feira, 30 de outubro de 2009

UM HOBBIE LUCRATIVO!!!


Light   Sussex


Quem não gostaria de unir útil ao agradavél??? Ter um hobbie e com isto tb fazer novos amigos e ganhar algum dinheiro fazendo aquilo que mais gosta? Criando aves ormamentais!

Desde pequeno sempre fui fascinado por animais. Criamos diversos! em nossa casa havia um quintal muito grande com suínos, gansos, galinhas, patos, marrecos entre muitos. Criar plantar e colher o fruto da terra este era o forte em nosso quintal. Parece que os animais  e a terra reconhecem os bons tratos que são dados a eles e nos retribui produzindo muito multiplicando-se e trazendo algum lucro com a venda do excedente da produção ovos e grangos. Nunca pensei em ganhar dinheiro criando aves mas tudo veio de forma inesperada. Pesquisando na internet e trocando idéias com amigos mais experimentados no assunto, vi que melhorando o plantel com galinhas de raça pura  haveria possibilidade de aumento na produção de ovos e carne de acordo com a raça introduzida no na criação. no inicio achei dificuldade devido o valor das aves adultas custarem em média de R$ 100,00 a R$ 150,00 dependendo da raça então optei por compra pintos de  01 dia e ovos de galinhas de raça em criatório especializado em aves de raça pura. o manejo é muito fácil observando a  época  de vacinas e também cuidando da limpeza as instalações. bem... finalizado,
a beleza das aves as tornam mais atraentes para comercialização, pesadas e de grande porte muitos se utilizam de algumas raças para melhoramento genético,  tamanho  das aves e qualidade na postura e carne. verdadeiramente um hobbie lucrativo!!!!!

BANTAM (Nagasaki)



São as aves miniatura do mundo avícola. A palavra bantam é um termo genérico para mais de 350 tipos de variedades miniatura de galinhas reprodutoras. Elas aparecem em quase todas as raças e variedades onde


existem aves de grande porte. Normalmente apresentam um quinto do peso do semelhante de maior porte dentro da raça. São aves exclusivas de exposição, mas têm sido utilizadas para chocar ovos de outras espécies, principalmente de aves pequenas, faisões, codornas, etc...

CORNISH




É uma raça inglesa de corte com variedades preta, branca laceada vermelho e amarela. Apresenta crista ervilha, pele amarela e produz ovos de casca marrom. Apresenta corpo de conformação diferente das outras raças, tendo pernas mais curtas, corpo amplo com peito musculoso aves muito elegante e plumagem brilhosa. As habilidades de produção de carne são muito apreciadas nesta raça e tem sido explorada no cruzamento de galos Cornish com galinhas de raças como a Plymouth Rock Barrada, Plymouth Rock Branca, New Hampshire e linhas híbridas.
Entretanto esta raça é mais pesada do que parece produz poucos ovos marrom, de tamanho médio. Quando adultos, os machos pesam em média 4,086 Kg e as fêmeas 3,178 kg. As galinhas produzem em média 80 a 100 ovos no primeiro ciclo de postura, que pesam em média 50g.

PLYMUNTH ROCK BARRADA



As aves desta variedade apresentam penas com barras brancas e pretas no sentido transversal, dando uma aparência cinzenta às aves. O gene barrado, ligado ao sexo, através de sua dosagem de melanina resulta em diferenças entre os sexos. As fêmeas apresentam manchas brancas menores e menos irregulares na cabeça e geralmente são mais escuras na penugem e na canela do que os machos. Além disso, a pigmentação preta nos dedos das fêmeas, ao contrário dos dedos dos machos, cessa abruptamente deixando a porção distal de cada dedo amarela. Em contraste, os machos apresentam manchas brancas mais irregulares na cabeça e falta de contraste na abrupta mudança de coloração preta/não preta dos pés. Existem diferenças nesses padrões de cor por sexo entre linhagens dessa raça. Dessa maneira, quando se quiser obter altos graus de certeza na sexagem pela cor se requer ajustamento para linhagem dos pintos.


Com o aumento da preferência por ovos de casca branca, esta raça diminuiu em popularidade. Atualmente vem sendo mais utilizada como linha fêmea nos cruzamentos com galos Rhode Island Red para produzir

pintos de postura autosexados, que quando adultos produzem ovos de casca marrom. Este tipo de cruzamento tem tornado a raça mais popular.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

INDIO GIGANTE


Nos mais remotos sertões do Brasil, lá pelo ano de 1930 naquelas velhas e antigas fazendas do interior de Goiás e Minas Gerais, surgiu um frango gigante, bem maior que o caipira comum. Frango este com uma beleza superior, porte muito elegante, com aquelas coxas, pernas altas, pouquíssimas penas que até os 4 meses parecia um filhote de papagaio (peladão, peladão...) com seu andar mole e desajeitado parecia mais um dinossauro. Porém ao ficarem adultos se transformaram em belos galos e galinhas. De tal beleza que chamava a atenção de qualquer um que os via, estas aves não surgiram por acaso, mas sim de um trabalho de apaixonado e admiradores das aves, que através de uma seleção genética amadora chegaram nestas aves, eram chamados na época de frango índio e chegaram a povoar em quase todos os terreiros de Goiás.Infelizmente na década de 70 quase foram dizimados com a introdução de aves geneticamente modificadas. Restaram na época pouquíssimos criadores que perseveraram o frango índio. Junto com a mudança genética das aves no Brasil o criador Antônio Carlos de Andrade, um apaixonado por aves reuniu nos criatórios de seus avós e tios um lote de galinhas e galos índios, pois seus descendentes eram uns dos poucos que preservavam a raça na época, iniciou-se um grande e árduo trabalho de seleção do frango índio gigante. Mais tarde o criador introduziu em seu plantel aves puras das raças shamo e malayo para melhorar a beleza, rusticidade e o principal; o sabor da carne de seus frangos.Índio gigante, que até então se chamava frango índio, com a introdução dessas aves no plantel o criador passou a chamá-los de Índio Gigante, devido a sua semelhança com as aves combatentes.
Assim surgiu o verdadeiro Índio Gigante!
Por: Carlos de Andrade, Antônio
ABRACIG: Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Índio Gigante

COCHIN


COCHIN

Originária da China, são aves ornamentais por excelência, com grande habilidade para chocar, sendo frequentemente utilizada como chocadeira para outras aves ornamentais. Apresenta crista serra e empenamento que cobre a perna e o pé.Apresentam pele amarela e ovos de casca marrom. Existem nas variedades branca, preta, amarela, marrom, barrada e salpicada. Quando adultos, os machos pesam em média 4,994 e as fêmeas 3,859 kg. As galinhas produzem em média 120 ovos de casca marrom, que pesam em média 53g

ORPINGTHON

ORPINGTHON - Raça desenvolvida na Inglaterra nos anos 1880. Apresenta dupla finalidade (carne e ovos). Existe nas variedades preta, branca, amarela e azul. Apresentam crista serra, pele branca e ovos de casca marrom.Quando adultos, os machos pesam em média 4,540 kg e as fêmeas 3,632 g. As galinhas produzem em média 160 ovos de casca marrom, que pesam em média 55g.

BRAHMAS




BRAHMA
Origem: China.
Características raciais: Aves de crista e barbela pequena, pele amarela e caracterizadas pela plumagem que cobre as pernas, pés e dedos, nas variedades Ligth, Dark, Buff, White, Black, Mosqueada, Blue, Perdiz
Peso: Pesos: Galo 6,0 Kg, Galinha 4,750 Kg, Frango 5,0 Kg, Franga 4,0 Kg.
Cor dos ovos: Marrons claros
Finalidade da raça: Raça muito pesada e indicada para a produção de frangos pesados ou capões, sendo as galinhas razoáveis produtoras de ovos de casca marrom. No entanto não são utilizadas como poedeiras comerciais, devido ao crescimento lento e maturidade sexual tardia.
São aves de bonito aspecto ornamental, devido ao seu porte e elegância, combinado com suas cores. Em exposições chamam a atenção pela beleza. São criadas mais para a finalidade decorativa e os galos para melhoramento genético das galinhas caipiras. Saiba mais sobre os Brahmas:

RHODE ISLAND RED


Raça americana. A galinha tem penas vermelhas a castanho escuro, ovos vermelhos, pele amarela e peso corporal médio.Excelente produtora de ovos (bota cerca de 200 ovos/ano). O galo apresenta penas na cor castanho, com rabo preto a azulado.Apresenta corpo na forma de um bloco alongado com plumagem marrom com algumas penas pretas na cauda, pescoço e asas. Nos anos mais recentes esta variedade tem sido intensamente utilizada para produção de híbridos sexáveis pela cor. A presença de uma mancha branca ou clara na asa dos pintos macho e sua correspondente ausência nos pintos fêmeas, favorece a identificação dos machos e fêmeas com um dia de idade, conseguindo-se um índice de acerto de 80-90%. Por outro lado, nos cruzamentos, quando um galo desta raça (geneticamente “gold” ou não barrado) é acasalado com galinhas geneticamente “silver” ou barrada, é possível determinar o sexo do pinto por diferenças de coloração da penugem. Atualmente grande parte dos híbridos comerciais de postura resultam de cruzamentos específicos entre indivíduos Rhode Island Red e Plymouth Rock Barrado e produzem grande quantidade de ovos de casca marrom.

WYANDOTTES










Origem: América

Características: É uma excelente ave de médio peso para pequenas famílias suportando bem circunstâncias ásperas. São boas matrizes e as cores Silver bonitas e atrativas. São aves muito poedeiras e os ovos de tamanho grande para os seus portes.
Variedades: Silver Prata, Silver Dourado, Branco, Preto, Azul, Amarelo, Perdiz.
Pesos: Galo 3,90 Kg, Galinha 3,00 Kg, Frango 3,40 Kg, Franga 2,50 Kg.
Ovo: Marrom
Uso: Carne e ovos.

GIGANTE DE JERSEY


Raça de origem Americana, grande porte nas variações branca e negra, macho chega a 6,5 kg, fêmea 5,7 kg, crista em forma Serra, boa produção de ovos média 180 ao ano (marrom casca ), indicada para melhoramento genético ou cruzamento com caipiras.

LIGHT SUSSEX


RAÇAS PURAS;


LIGHT SUSSEX -RAÇA DE ORIGEM INGLESA grande porte, macho chega a 5,0 kg, fêmea 4,2 kg, excelente produção de ovos e carne, indicada para melhoramento genético ou cruzamento com caipiras. Existem 02 variações, pintada, e vermelha sendo a mais popular no Brasil a Light Sussex.

N E W H A M P S H I R E

















N E W    H A M P S H I R E



New Hampshire - Raça de origem americana, dizem alguns criadores que raça Provém da raça Rhode lsland Red também americana, da qual constitui a princípio uma variedade não reconhecida oficialmente. Poucos criadores cultivam hoje esta raça. Foi introduzida no brasil em 1944, exelente produtora de ovos média anual 220 ovos. Peso 3,850Kg no galo, 3,400 no frango, 3,000 na galinha e 2,300 na franga. o cruzamento entre as raças New Hampshire e Rodhe island formam a raça Ambar excelente produtora de ovos e carne pois une a genética das duas raças. A taxa de fertilidade na raça New Hampshire e muito superior as outras raças puras, por este motivo foi muito utilizada no cruzamento dos hibridos de corte difundidos no brasil para reprodução em escala industrial. Como podem ver os cruzamentos entre raças puras trazem beneficios a industria e aos pequenos produtores. Muitos criadores não identificam o padrão genético de suas aves, com isto podem ter algum prejuízo em suas criações tais como; baixa produtividade de ovos, fertilidade comprometida por galos inferteis ou nº de galinhas superior ao recomendado (10 galinhas para 1 galo em média) melhoramento do plantel é bem simples com um bom programa de vacinação, limpeza higienização das instalações e introdução de um galo de raça pura para um grupo de galinhas caipiras, a produção de ovos, tamanho das galinhas e galos melhoram muito pois este cruzamento darão origem aos chamados hibridos. Você terá em seu quintal excelentes produtoras de ovos e frangos mais robustos para o consumo ou venda. Mas tenham cuidado com a consanguinidade. ( Cruzamento entre as aves irmãos x irmãs ) que podem gerar descendente de tamanho e produtividade menor que os hibridos de 1ª geração.